Publico.pt - Política

Diário Economico

Expresso

domingo, 30 de setembro de 2007

O Futuro o mercado financeiro

Na sequência do post sobre a crise de crédito que está a afectar o mercado norte-americano e a alastrar para o resto do mundo, surgem agora 2 desenvolvimentos que podem trazer alguma luz sobre o futuro.
Em primeiro lugar, as sérias dificuldades que uma instituição financeira britânica, a Northen Rock, está a atravessar e que já a levou a procurar fundos extraordinários junto do BoE. Esta é até ao momento a maior demonstração do carácter global da crise, que pode vir a trazer sérios problemas caso venha a contagiar a economia real.
Em segundo, a descida histórica da taxa de juro de referência nos EUA, de 5,25% para 4,75%, de forma a auxiliar as famílias que se endividaram no período de baixas taxas de juro e que agora se encontram em risco de incumprimento. Esta descida foi bem vista pelo mercado accionista americano, que num primeiro momento valorizou-se fortemente. Contudo outras preocupações estão no horizonte. O facto de a descida ser o dobro do esperado revela que a situação pode ser mais grave do que se previa inicialmente, com muitas as reavaliações dos empréstimos a serem efectuadas no próximo ano, prevendo-se que a taxa de incumprimento continue a subir. Por outro lado, o dólar foi afundado com esta medida, encontrando-se em mínimos em relação não só ao Euro, mas de forma global com todas as outras moedas. Isto está a gerar um clima de desconfiança face à posição do dólar como referência mundial para a maior parte das transferências mundiais como é o caso do petróleo. Este movimento de fuga do dólar pode alterar completamente a forma como vemos o mundo mas disso falarei no próximo post.

Sem comentários: