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Diário Economico

Expresso

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Fnac: preços altos ou melhor serviço

À mais ou menos um mês recebi pela segunda vez uma chain mail sobre a Fnac a argumentar contra o “escândalo” que eram as diferenças de preço na Fnac em comparação com o Jumbo. Já muita gente o deve ter recebido pois como já o recebi duas vezes ainda deve andar a ser reenviado. Sobre os chain mails que defendem que se não forem reenviados a 15 amigos vais ser atingido por um raio ou uma criança do Kénia já não vai receber um rim, etc, escreverei noutra altura.
Voltando ao referido mail, o autor refere que a Fnac quando chegou ao mercado tinha preços imbatíveis e assim arrumou para o lado lojas como a Valentim de Carvalho, Loja da música, discoteca Roma entre outras. Mas passados 8 anos parece que os preços agora já não são tão baratos e como alternativa o autor sugere o Jumbo ou a Worten para se comprarem os DVD’s ou os CD’s.
Este mail gerou bastante discussão no meu grupo de amigos (todos licenciados em economia ou gestão) pois se a Fnac continua a ter lucros mesmo mantendo os preços altos algo mais deveria estar por trás de todo o serviço. É a eterna discussão entre diferenciação ou redução dos custos.
Algumas citações dessa discussão:

“…a distribuição de DVD e CD é um mercado de concorrência imperfeita e se eles cobrando preços mais altos continuam a vender e muito então não vejo onde está o escândalo. Estamos a pagar a marca Fnac e tudo o que esta associado (atendimento, qualidade do espaço e arrumação).”

“Também não percebo o escândalo: na Fnac têm tudo e mais alguma coisa, procuram-te os DVD’s, encomendam-te se não houver, etc. No Jumbo, andas tu à procura, só tens os DVD’s que vendem muito, se estiver esgotado não encomendam de propósito, etc. O preço é sempre justo se não houver coacção. Queres, vais. Não queres, não vais. Ou melhor ainda, abres uma loja concorrente.”

“Têm razão para reclamarem do preço e a melhor maneira que têm de se fazerem ouvir é irem comprar a outro lado. Se isto for um movimento geral a Fnac vai ter menos vendas e baixa os preços. O que podemos argumentar é se as pessoas são parvas e não percebem isso ou se no subconsciente a utilidade que dão a toda a marca Fnac compensa a diferença no preço. Na minha opinião compensa (não estou a ver ninguém a ler este mail e pensar "realmente nunca pensei nisso..." pois já todos fomos à Worten e ao Jumbo e sabemos que os preços são mais baratos). Eu falo no meu caso em particular. Gosto de ir à Fnac mesmo não comprando nada (…) e à Worten ou ao Jumbo isso já não acontece. Por vezes nessas minhas incursões vejo algo que quero e não tenho problema nenhum em comprar ali logo ou se preciso de alguma coisa que não encontro em encomendar ai mesmo, em vez de descer as escadas para ir à Worten.”

"O conceito de custos de procura foi dos conceitos mais interessante que me apareceram na faculdade. Tem alguns custos andar para trás e para a frente à procura do melhor preço e se calhar esses custos não compensam a diferença de preços. Vamos lá também ver outra coisa. 2 euros é dinheiro mas não assim tanto que eu perca uma tarde a correr o Colombo todo à procura do melhor preço. Quero um CD ou um DVD, também me interesso por livros, tenho isso tudo no mesmo sítio e poupo esse custo de procura. A diferença de preços justifica-se? Depende da utilidade de cada um. Se gostamos de comprar qualquer coisa só para dizer que foi o mais barato do que o teu tudo bem. Eu compro as coisas por me fazerem falta e por me darem prazer.”

“Aí tens toda a razão quanto à diferença de utilidades, agora conseguires medir o efeito entre a perda da utilidade por adquirires o produto a um preço inferior e o ganho que obtemos por um menor tempo de procura numa economia, desafio-te a medir isso...”

“Se não consegues medir com rigor, medes com base numa estimativa. E as decisões dos consumidores (preferência revelada) mostram que alguns preferem, com base nessa estimativa, pagar mais caro e ir à FNAC, do que pagar mais barato e ir ao Jumbo. Há mercado para ambos os conceitos.”

Eu não ganho qualquer comissão na Fnac mas penso que este tipo de mails insultam a inteligência de quem é, como eu, cliente assíduo da Fnac.

4 comentários:

Futscher disse...

Também partilho das tuas opiniões tanto sobre as chain letters como sobre a Fnac.

Penso que a grande vantagem da Fnac é reunir uma grande variedade num só sítio, com uma boa arrumação e bem arranjada.

Claro que isto se paga, e confesso que por norma é um preço que estou disposto a pagar.

Por aquilo que eu vi, o preço dos livros são dos mais competitivos no mercado, nos CDs pode-se ir à Amazon e comprar mais barato, quanto a DVD's desconheço uma alternativa consistentemente melhor que a Fnac (talvez a Amazon, mas há pessoas que gostam de ter legendas em Português).

Se a concorrência existe e a Fnac continua a ter a mesma atitude sem ilegalidades então é porque o serviço que oferece compensa o prémio extra cobrado aos consumidores.

Porém se existem pessoas que valorizam o seu tempo de forma diferente e preferem procurar onde estão as pechinchas (€ 1 e 2 de diferença), então só acho justo deixá-las, cada consumidor tem as suas ideias do que lhe é mais precioso, tempo ou dinheiro.

Jo disse...

O que, de facto, as pessoas que partilham das opiniões dessas chain letters se esquecem é que, mais do que o serviço em si, a mão de obra é o que hoje em dia sai mais caro a um empresário. E quando essa mão de obra é especializada a questão torna-se indiscutível.

A Fnac tem mais funcionários por metro quadrado do que qualquer grande superfície (pois é precisamente esse o objectivo destes espaços.. reduzir a mão de obra para reduzir os custos); e para além disso, os funcionários da Fnac sabem/conhecem o que estão a vender (conhecem sempre o livro ou ou DVD de que estamos à procura mesmo que eles sejam do século passado).

Resumindo, e juntando a este todos os motivos já apresentados no post, escandalosos não são os preços praticados pela Fnac. Escandaloso seria se uma grande superfície ou megastore praticasse preços superiores aos da Fnac!

Anónimo disse...

Atenção, porque o serviço já não é exactamente o mesmo: Da última vez que estive na Fnac, ao perguntar algo a uma empregada que passava, levei com a resposta "perguntas só ao balcão". Por outro lado, é importante perceber que este aumento de preços ocorreu sem aviso prévio, sub-repticiamente, e que um dos grandes lemas da Fnac sempre foi "os preços mais baixos".

Obrigado.

Anónimo disse...

Atenção, porque o serviço já não é exactamente o mesmo: Da última vez que estive na Fnac, ao perguntar algo a uma empregada que passava, levei com a resposta "perguntas só ao balcão". Por outro lado, é importante perceber que este aumento de preços ocorreu sem aviso prévio, sub-repticiamente, e que um dos grandes lemas da Fnac sempre foi "os preços mais baixos".

Obrigado.